Importância da P.N.L.

Importância da P.N.L.

Hoje a P.N.L. tem sido muito utilizada por gestores e colaboradores que querem melhorar suas interações sociais, aumentando assim a produtividade dos indivíduos e das empresas.

Por ter um caráter prático e por ser utilizada por qualquer pessoa, a P.N.L. se tornou a queridinha quando o assunto é desenvolvimento pessoal. pois ela pode ajudar as pessoas a terem maior inteligência emocional, social e maior autoconhecimento.
Sabendo disso, hoje iremos abordar um dos pilares de conhecimento das pessoas bem sucedidas, a Programação Neurolinguística, ou apenas P.N.L., e entender porque este é um assunto que tem sido amplamente discutido e debatido.

Conceito de P.N.L.

Primeiramente vamos à definição. O que é P.N.L.? A Programação Neurolinguística, é simplesmente o estudo do comportamento com o objetivo de encontrar a forma de ver o caminho traçado que leva a determinado comportamento. A parte boa desse estudo, é que a partir de algumas ferramentas práticas baseadas nele, podemos moldar novos pensamentos e novas formas de ver o mundo, e assim modelar eles da forma que bem entendermos, podendo ser usado até para influenciar pessoas, ou entender o quão você pode ser influenciado.

A seguir iremos detalhar melhor como se dá esse processo, para enfim, aprender como utilizá-lo.
“Nós não vemos as coisas como elas são, nós as vemos como nós somos.” Essa frase explica bem o que a P.N.L. aborda, pois, todos nós temos uma forma particular de ver o mundo, e mesmo que eu e você vivamos a mesma experiência, cada um vai descrevê-la de um modo diferente, pois cada mente tem uma linguagem diferente. Portanto, uma interpretação diferente da realidade.

Um bom exemplo prático disso, é o seguinte: Imagine-se agora em um lindo jardim, rodeado por flores e animais, sinta o cheiro das árvores e a brisa do vento batendo no seu rosto, sinta o som dos pássaros e das folhas… Creio que rapidamente se formou uma cena na sua mente, muito provavelmente você também teve sensações ao imaginar essa cena e tenho absoluta certeza, que apesar de que alguns elementos sejam parecidos, a imagem que você pensou é diferente da que eu pensei, esta que você viu é a que existe no “programa” dentro do seu cérebro, complementar a isso, a forma como você pensou e sentiu cada sensação, é a “linguagem”.

Aplicações da P.N.L. no dia a dia

Agora que já entendemos um pouco o que é P.N.L., você pode estar se perguntando: “Qual é a utilidade de saber sobre ela?” É verdade que esta linguagem não faz mágica, todavia, ela pode ajudar a encontrar na nossa mente, os possíveis pensamentos que atrapalham o caminho do sucesso, tanto profissional quanto pessoal, nos ajudando a montar um mindset vitorioso de modo eficaz e aplicável em todos os aspectos da vida.

Chegou o momento de apresentar algumas técnicas de P.N.L. e como aplicá-las no dia a dia. Vale ressaltar que como qualquer outra ferramenta ou habilidade, quanto mais você praticar, mais aprenderá a dominar e consequentemente obter a tão esperada mudança de mindset. Outro exercício importante é tentar enxergar nos gestos e atitudes das pessoas a sua volta, o quanto elas estão sendo influenciadas ou influenciando, e se estão utilizando conscientemente ou não, essa linguagem.

Modelagem

Em um grupo de pessoas, sempre haverá a pessoa que lidera, mesmo que todos estejam em silêncio, este que lidera irá “comandar” os gestos e ações, e os demais, em graus diferentes, iram se modelar ao comportamento desse primeiro. Por exemplo, imagine uma negociação, se o ativo da situação cruza a perna, sorri, inclina o corpo para a frente, o passivo fará o mesmo, é importante notar que a partir desse conhecimento você pode espelhar o seu comportamento ao do outro para obter maior simpatia dele, e consequentemente obter sucesso em suas ações.

Swish

Quando se ouve essa palavra, o normal é haver uma associação ao ato de colocar um sentimento bom em cima de um sentimento ruim, porém, isto serve apenas como um alívio de tensão, e depois a insegurança, o medo, e a frustração voltará. Se utilizando da P.N.L. é possível reprogramar este sentimento. Primeiramente é preciso entender o por que de haver essa trava mental, agora você deve fazer como uma tevê e simplesmente pular o programa que estimula essa trava. Explicando melhor, imagine que você tem dificuldades em falar em público, lembre do momento em que isso passou a ser um problema, e quando esta memória vier a mente, simplesmente pule para a próxima cena em que você esteja se sentindo seguro e confortável, e depois retorne a um momento anterior ao primeiro ato, quando também se sentia bem. Aos poucos, com bastante persistência, você passará a interagir em público sem problema algum.

Círculo de Excelência

Este se assemelha ao anterior, porém, se trata mais de situações novas e não situações em que haviam travas mentais. Por exemplo, imagine que um cliente novo chega a sua empresa e as soluções propostas a ele são novas para o seu time, no momento de apresentá-las você precisa ter confiança, para isso precisa se preparar antes, modulando seu pensamento em positividade, relembrando momentos de sucesso e alegria.

Empatia

Esta não é exatamente uma ferramenta, todavia, a partir do momento que você estuda a P.N.L. você percebe que alguns entraves, de pessoas ao seu redor, não são necessariamente por culpa delas, pois, provavelmente passaram por situações que de certa forma traumatizaram, e pode caber orientar essas pessoas a buscarem ajuda profissional e acima de tudo, entender os limites de cada um.

Agora que você aprendeu um pouco sobre as principais técnicas de P.N.L., use-as e aprimore elas juntamente a sua linguagem corporal, verbal (tons de voz) e principalmente, busque sempre aprender mais, pois, este é um campo de conhecimento novo e amplo.

Autores: Israel Marcelino e Joardson Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×