Gestão de Tempo

Gestão de Tempo

Em uma das primeiras lições do livro A Startup Enxuta, de Eric Ries, ele define o tempo, junto da paixão e habilidade das pessoas, como um dos recursos mais preciosos da nossa civilização.
Este título não é usado de forma errada ou equivocada, pois, apesar de não ter valor monetário, o tempo tem seu grau de importância, já que é o uso sensato dele que fará os outros dois recursos preciosos de Ries valerem a pena. Portanto, hoje conversaremos sobre gerência de tempo, e no final abordaremos algumas técnicas que podem mudar totalmente sua maneira de encarar a rotina, fazendo com que o seu dia seja muito mais proveitoso.   Vamos para um pequeno exercício: Imagine um espaço vazio, nem mesmo você preenche esse espaço, nada existe nesse local, consequentemente, nada muda ou é transformado. Agora me responda: Qual a necessidade do tempo nesse espaço imaginário? Se você pensou em responder nenhuma, acertou.   O tempo é basicamente uma invenção humana, criada para medir a mudança das coisas, todavia, ao contrário da cena criada anteriormente, nós vivemos hoje em um mundo cada vez mais caótico e mutável, onde não podemos nos dar ao luxo de desperdiçá-lo. Pensando nisso, iremos agora aprender alguns dos principais hábitos na hora de organizar seu tempo.

Principais hábitos para gerir melhor o seu tempo

Agora que a principal lição já foi internalizada, é hora de criar hábitos que farão com que o seu dia seja cada vez mais proveitoso. Não é a toa que muitas pessoas de sucesso contam que um dos segredos para chegar ao patamar deles é acordar cedo.    

Primeiro passo

Aproveite as primeiras horas do dia para ter um tempo só para você, arrume sua cama, faça seu café, use esse momento especialmente para relaxar e organizar suas ideias para o restante do dia. Este é o primeiro hábito fundamental.

Segundo passo

Passe a usar uma agenda. Um estudo publicado na revista científica Trends in Neuroscience and Education, apontou que crianças que escreviam no papel ativavam mais áreas do cérebro do que as demais, e esse padrão se repete em todas as demais faixas etárias. Sem contar que em uma agenda, de preferência uma sem pauta, você pode tornar o mais visual possível a importância de cada compromisso e as principais atividades. Para isso, é importante fazer uso de post-its, canetas coloridas e até mesmo desenhos, o importante é tornar a forma de organizar o dia a dia o mais visível e agradável possível, para que se torne uma atividade cada vez mais rotineira. Terceiro passo Estipule prazos para o término das suas atividades, mesmo as que não necessariamente precisam de um prazo. Por exemplo, um relatório no trabalho tem uma data limite para ser entregue, ler um livro provavelmente não, porém, se você não definir uma data para terminar de lê-lo, as chances de você procrastinar a leitura e escalar outras atividades para serem executadas é muito maior. Último passo E não menos importante, seja realista. Já aprendemos sobre ter uma boa rotina com acordar cedo, se planejar utilizando uma agenda, saber definir a importância de cada tarefa com os prazos, entretanto, é importante saber quais as atividades podem ou não ser desempenhadas com qualidade. Gerir o seu tempo é sinônimo de ser mais produtivo, e não apenas de encaixar mais tarefas na rotina, vem de conseguir produzir mais com menos. Assim, visando mais qualidade do que quantidade, os hábitos vistos anteriormente podem te auxiliar a melhorar a sua rotina. Acordar cedo, programar seu dia e ter seus prazos dentro da realidade é essencial para gerir seu tempo. Autores: Joardson Souza e Thaisse Cristina

1 Comentário

  1. Elicleide disse:

    Agora fiquei com vontade de ler o livro. “O tempo é basicamente uma invenção humana” humanos sempre inventando coisas para nos atrapalhar.
    Muito bom o texto, estão de parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×