Enfrentando o medo de falar em público

Enfrentando o medo de falar em público

Falar em público nunca foi fácil, enfrentar a ansiedade e o medo de plateia pode ser apavorante.
 Mas não se preocupe, aqui você vai aprender algumas técnicas que irá te auxiliar a enfrentar seus medos.

 

Passar por apresentação e exposição em público é do nosso dia a dia, seja na hora de apresentar um trabalho na escola ou na faculdade, quanto na carreira profissional em reuniões, ou simplesmente na hora de vender um produto ou conseguir um investidor. Por isso é necessário que enfrentemos nossos medos e nos preparemos adequadamente.

Se você se classifica como alguém que não suporta falar para duas pessoas, imagina para 50 ou 100. Pensando nisso, não se preocupe, falaremos como podemos trabalhar e mudar nossas atitudes. Quem sabe ter a desenvoltura que muitos caras de pau possuem.

Apenas com um pouco de técnica e muita prática, qualquer pessoa pode fazer uma apresentação incrível!

ALGUMAS TÉCNICAS PARA FALAR EM PÚBLICO

    Esteja sempre pronto

Ninguém nasce sendo bom em falar em público, nem em tocar piano ou sendo o melhor no futebol. Tudo isso, envolve treino, muito treino.

Se você vai apresentar um trabalho ou para uma entrevista de emprego, esteja pronto, ensaie e prepare seu conteúdo. Esteja pronto até para improvisar!!

Você pode treinar sozinho, de frente para um espelho ou para um familiar, gravando sua fala para corrigir erros.

Estude o conteúdo que você vai falar, mesmo que seja algo que você conheça muito, busque rever e estudar. Quanto mais seguro estiver mais fácil vai ser de falar.

    Use a mesma linguagem do público

Você precisa se manter fiel a quem é, em suas características, mas não se esqueça de quem estará te ouvindo precisa se conectar a você. Precisa entender o que está sendo dito.

Imagina se eu, engenheira, for explicar para alguém sem conhecimento na área usando todos os termos técnicos, ele irá me entender?

Claramente que não. É importante conhecer sua plateia, seu público e simplificar o discurso para que todos entendam o que você deseja passar.

 

    Tudo precisa ter começo, meio e fim

Outra dica para facilitar o entendimento do ouvinte. Saiba apresentar o assunto, desenvolver sua problemática, as possíveis soluções e por último encerrar o assunto.

Seja claro e direto, não dificulte o público de entender o objetivo ou perder o foco na sua fala. Quanto mais organizado você for, mas claro será.

 

    Postura

Não se engane, se falar bem em público é apenas saber falar. Sua postura, seus gestos e feições interfere totalmente no que está sendo dito.

Nosso corpo fala, ele é responsável por cerca de 55% da interação e entendimento do público. E aprender a usá-lo ao seu favor, irá impactar sua apresentação.

Relaxe as mãos e tire-as dos bolsos, mantenha os pés firmes no chão, mesmo que se movimente. Não cruze os braços, mantenha-as a frente e crie laços, empatia e segurança com a plateia sustentando os olhos nela. E não esqueça de impulsionar sua voz, deixe as palavras saírem com clareza.

E sorria!

 

    Conheça seu público

Como já falamos é necessário que você conheça seu público, reconhecer quem estará te ouvindo já é a metade do trabalho. Porque quem recebe a sua mensagem é tão importante quanto o que você vai falar.

E quanto mais obter informações, mais pessoas você irá atingir com seu discurso e assim obter mais resultados positivos.

 

    Aproveite a tecnologia e seus recursos

Utilizar slides, microfone, dinâmicas, imagens, vídeos e muitos outros meios, sempre com foco e objetivo no conteúdo de sua apresentação irá potencializar e agregar ao dinamismo do discurso.

Pesquisadores afirmam que o conteúdo pode ser esquecido em poucos dias, contudo, afirmam também que a maioria dos telespectadores gravam o conteúdo quando há uso de recursos de multimídia.

Só não abusem, usem com moderação e não esqueçam do verdadeiro conteúdo a ser transmitido. Os recursos de multimídia são adereços que auxiliam e potencializam sua apresentação.

 

    Não esqueça do feedback

Sempre haverá algo que você possa melhorar, não importa o quão bom você seja ou o quão preparado é.

Pedir feedback após uma apresentação ajuda a identificar e saber onde pode melhor, se no texto ou na fala ou em alguma informação.

Você continuará sendo um excelente comunicador e falar bem em público se fizer o mesmo, o feedback sendo ele positivo ou negativo, ajuda todos a crescer.

Gostaram das dicas?

Como a gente já falou, não é tão difícil falar bem em público. Treine, pratique, estude e não desanime com os obstáculos. Confie em você e tudo dará certo.

Não tenha medo de enfrentar o público, falar em público não é fácil, mas também não é o fim do mundo, basta tentar uma, duas e em breve estará falando de olhos fechados.

E não esqueça de deixar seu comentário!! Nos diga se você já usou algumas dessas técnicas.

Autora: Thaisse Cavalcante.

1 Comentário

  1. Pedro disse:

    Maravilhosas dicas! Tenho muito medo de falar em público, bate logo o desespero e o coração acelera, vou aplicar todas as dicas que você falou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *