Aplicação dos K.P.I.’s no marketing digital

Aplicação dos K.P.I.’s no marketing digital

O Marketing Digital surgiu nos últimos anos como uma estratégia. Seu principal diferencial é utilizar os meios digitais que estão presentes no cotidiano da população mundial para obter resultados mais significativos e aumentar o relacionamento e a comunicação com clientes e consumidores. Porém, para quem é da área, algumas perguntas têm surgido com relação aos indicadores: Qual a importância dos indicadores para o marketing digital? Essa e muitas outras perguntas vem a nossa mente quando começamos a conhecer o marketing digital, porém, outra se faz mais importante de ser respondida primeiro: Você sabe o que é um indicador?
Um indicador é o meio ou forma escolhida para medir o alcance de determinado objetivo, em outras palavras, ter um bom sistema de indicadores permite uma análise profunda e abrangente do desempenho da organização. A medição sistemática e periódica dos resultados, por meio de indicadores, permite que a organização faça intervenções precisas e fundamentadas que vão agregar valor à atividade da empresa.
Por exemplo, quando se faz um planejamento, é necessário que ele seja acompanhado, e este acompanhamento se dá pelos indicadores, logo, ele é de fundamental importância para que um plano de ação seja bem executado.

Diferença dos indicadores para K.P.I.
Agora que já definimos o que são indicadores, se faz necessário que se diferencie o que são indicadores de K.P.I.’s (Key Performance Indicator, traduzido como indicadores-chave de desempenho), e apesar de parecer um conceito complexo, é de fácil entendimento.
Basicamente, um indicador, quando é de fundamental importância para mensurar determinado processo, ele se torna um K.P.I., por exemplo, se você quiser avaliar melhor como está se dando o engajamento do público nas suas redes sociais, o número de visualizações de uma postagem é apenas um indicador, já o quantitativo de interações por publicação, que é bem mais relevante quando se trata de engajamento, é um K.P.I.
Pelo próprio exemplo que nós mostramos, dá para se ter um entendimento de como os indicadores se integram ao marketing digital, todavia, quais os melhores K.P.I.’s e quais ferramentas posso utilizar para verificar esses dados e ajudar em minhas tomadas de decisão?

Relação entre K.P.I. e o Marketing digital
Para Peter Drucker a meta do Marketing é “conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só”. Peter morreu em 2005, e se hoje estivesse vivo, certamente diria que o melhor lugar para conhecer os clientes é no mundo digital. Empresas como o Google e o Facebook são por si só as maiores demonstrações de como os hábitos e o comportamento das pessoas na internet é o que molda o mercado atual. Por que eu afirmo isso? Quem nunca foi surpreendido por um anúncio de um produto, logo depois de pesquisar sobre ele?
Hoje a informação muda de forma constante, nunca antes compreender as necessidades dos clientes foi tão importante, e não só isso, compreender como sua empresa está sendo vista pelos stakeholders também faz parte para o seu posicionamento, tanto digital quanto físico (já que um interfere significativamente no outro), se tornar mais efetivo.
As empresas hoje vivem em um estado de constante batalha, nunca a concorrência foi tão grande e a busca por melhoria visando a satisfação do cliente também, por isso o K.P.I. se torna tão importante para embasar melhorias e até mesmo mudanças mais profundas na sua empresa.

Quer saber mais? Acompanhe nosso blog para entender mais sobre K.P.I., em breve traremos matérias explicando quais são os principais tipos e como aplicá-lo no seu negócio.

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